terça-feira, 30 de agosto de 2011

História, cinema e ecologia.

Aproveitando minha viagem para Cuiabá com o compromisso de assumir o cargo de professor na rede estadual de ensino do Estado, após longa e cansativa odisséia de parte dos exames solicitados, tirei um tempo para visitar o casario histórico da capital, incluindo uma visita ao SESC Arsenal onde, numa terça-feira compareci ao projeto cineclubista e pude contemplar uma sessão em que assisti a episódios do "Decálogo" do genial cineasta polonês Kieslowski. Mas uma visita que me animou profundamente, foi conhecer um pouco do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães a convite do meu amigo biólogo e militante da causa do reaproveitamento do lixo Tony Schuring, que me levou até o município de Chapada dos Guimarães (de moto) em que mais uma vez me deparei com belezas naturais e riquíssimo patrimônio histórico arquitetônico, em que tive a oportunidade de visitar alguns pontos interessantes da singela, importante e acolhedora cidade. Logo abaixo ve-se ao fundo a Igreja de Santana do Sacramento, erigida em 1779, que no projeto original possuia duas torres, um exemplo do barroco colonial de Mato Grosso, localizada na praça Wunibaldo, bem no centro da cidade. Também visitei a Sala de Memória, um exemplo de como as pessoas de Chapada se preocupam com o passado, um ótimo modelo para que Aripuanã se inspire em preservar sua memória histórica. (fotos by Tony Schuring). Cássio Marcelo de Oliveira Alves.






Nenhum comentário:

Postar um comentário