segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Polêmico, emblemático...



No próximo sábado 12 de Março, o Cineclube Navegantes Tem Brasil vai exibir uma das mais contundentes e polêmicas obras da cinematografia nacional, trata-se de Iracema, uma transa amazônica, de Jorge Bodansky e Orlando Senna. Rodado em em 1974, um misto de documentário e ficção, Iracema, uma transa amazônica bateu de frente com os brios da ditadura militar pois desmentia a propaganda oficial do regime que mostrava uma Transamazônica de progresso e produtividade, no lugar aparece uma narrativa de desmatamentos, trabalho escravo, prostituição infantil entre outras misérias humanas no Brasil do "milagre econômico", mazelas sociais que ainda persistem na contemporaneidade brasileira, claro, foi censurado, liberado somente em 1981. Com Paulo Cezar Pereio e Edna de Cássia nos papeis principais, é um filme emblemático e ainda atemporal devido a realidade nacional de país rico e em desenvolvimento, mas desigual e injusto em tantos aspectos que pouco mudaram desde a realização do filme.
A sessão do sábado pós-carnaval não é recomendada para menores de 16 anos (abaixo dessa faixa etária, favor comparecer acompanhado de responsáveis) e acontecerá no Centro de Educação Continuada Dardanelos sempre às 20:00h.
O projeto cineclubista tem os apoios da Prefeitura de Aripuanã através das Secretarias de Educação e Cultura-Turismo, Energética Águas da Pedra, Rádio Navegantes FM e site TOP NEWS.
Profº Cássio Marcelo de Oliveira Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário