quarta-feira, 2 de abril de 2014

Ecos da Guerra Fria (dois filmes).

Aproveitando os acontecimentos (tensos) que envolvem Rússia e Ucrânia em disputa pela região da Crimeia, inevitavelmente evocando os tempos da Guerra Fria (Crise dos Mísseis), lembro-me de dois filmes que nos remetem ao período histórico do “Breve Século XX” (ver Eric Hobsbawm-A Era dos Extremos) em que o mundo viveu sob uma ordem bipolar entre EUA X URSS.
Quando criança, nutria determinado grau (desnecessário talvez) de pavor com a possibilidade de que pudesse ocorrer (em meados dos anos 1980) uma guerra nuclear, pavor este, alimentado por imagens de ataques atômicos que víamos no domingo a noite no Fantástico, e para “ajudar”, me recordo de ter assistido com meu Pai ao filme “The Day After” - “O Dia Seguinte”-, película Estadunidense rodado no ano de 1983 e dirigido por Nicholas Meyer, (portanto, já no rumo final da União Soviética) em que um ataque nuclear ocorre entre as duas superpotências, independentemente da propaganda anti soviética norte-americana (por sinal muito comum naquele período), o filme mostra como seria a destruição do mundo por bombas atômicas, isso me incomodou por muito tempo, e até hoje vejo esta obra com certo grau de assombro.
Não há como deixar de citar um dos meus diretores prediletos, Stanley Kubrick e o primordial “Dr. Fantástico” - “Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb” (algo como: “Dr. Strangelove . Como Aprendi a Parar de Amar a Bomba”. Baseado no romance Red Alert de Peter Bryant, esta genial (pra variar) obra “Kubrickiana” trata a possibilidade de uma hecatombe nuclear de maneira satírica e com humor nada habitual para o período (ainda mais para os brios dos republicanos yankes), lembrando que o filme foi feito em parceria entre EUA/Inglaterra.
Aqui cabe uma nota sobre o que sempre pensei a respeito da cinematografia “Kubrickiana”: percebam a capacidade genial de Stanley Kubrick em tirar do papel e passar para o cinema obras literárias...
Cássio Marcelo de Oliveira Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário