terça-feira, 27 de setembro de 2011

Sessão de "Tropa de Elite 2"



Foi realizada, sábado 24 de setembro uma sessão especial em que foi exibido “Tropa de Elite 2 – o inimigo agora é outro”, maior sucesso desde o período da retomada do cinema nacional. Como de praxe, anteriormente ao filme, foram explanados aspectos sobre a prática do cineclubismo e regrinhas básicas de comportamento durante a exibição, contando com um público superior a duzentos espectadores. Porém, infelizmente, mais uma vez, logo no início da película, a exibição teve-se de ser brevemente interrompida devido ao excesso de burburinhos e perceptíveis atitudes provocativas de uma minoria insistente em atrapalhar os (as) frequentadores (as) que participam do projeto com intuito de adquirir cultura cinematográfica, feito o pedido de silêncio, a sessão transcorreu normalmente até o momento do debate, que contou com a participação de Ícaro Apolinário como palestrante e a colaboração de Márcia Costa, os temas debatidos contribuíram para melhor se compreender assuntos relacionados à obra da noite, foram comentados questões relacionadas ao roteiro, entrevista do diretor José Padilha dada ao caderno Ilustrada da Folha de S. Paulo quando do lançamento do longa, o processo de favelização no Rio de Janeiro, a recente ocupação dos morros pelo exército e implantação das UPP’s, a falta de aplicação pelo Estado de políticas públicas de acesso a saúde, educação e cultura em detrimento de ações repressivas além de curiosidades relacionadas a Tropa de Elite 1 e 2. Devemos agradecer aos participantes ao debate, que são Henrique dos Santos, Samuel Santos de Araújo, Edna Dias Araújo, Andressa Dias dos Santos, Bruna Regina Batistti, Flávia Luana Medeiros, Aline Kramer, Felipe Zen Moraes, Celita Carra, Dorval A. Carra, Dirlei Ap. de Andrade e Adelina Apª M. Andrade, pessoas que compõem parcela significativa dos frequentadores que estão compreendendo que a atividade cineclubista consiste em conversar, realizar um bate-papo sobre o filme após sua exibição, lembrando que todos (as) interessados (as) em receber certificado devem participar aos debates assinando uma lista de presença acumulando um mínimo de 20h.

Agradecemos o empenho do técnico de informática Diego Wanderley Borin, do Mauro, responsável pelo CECD que contribuíram para a instalação e regulagem do áudio/vídeo, da secretária de Educação Rogéria Rosária Parra Merino de Macedo por ceder ao cineclube o aparelho de dvd que faz leitura da mídia “blue-ray”, Élida Torremocha pelo empréstimo da fita original, e claro, ao público que frequenta o projeto objetivando conhecer melhor o nosso cinema e o cinema feito em outras partes do mundo, pois a ação de divulgação cinéfila consiste em fazer conhecer outros “tipos”, gêneros, épocas e temas da sétima arte, uma atividade cultural somente encontrada em centros urbanos de médio e grande porte, portanto é preciso que todos (as) que gostam de cinema saibam que estão sempre convidados (as) a participar do projeto, respeitando o silêncio sempre solicitado antes das exibições e entendendo que a prática cineclubista procura diferenciar o material exibido.

O Cineclube Navegantes – Tem Brasil possui os apoios culturais da Prefeitura de Aripuanã através das secretarias de Educação e Cultura, Turismo e Lazer, Energética Águas da Pedra, site Top News e rádio Navegantes FM.

Cássio Marcelo de Oliveira Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário