domingo, 10 de abril de 2011

Sessão de "Retratos da infância"

Sábado, 09 de Abril foi realizada uma sessão temática, exibiu-se filmes de curta-metragens envolvendo a realidade social de crianças brasileiras, os filmes, variando de 5 a 15 minutos mostraram episódios positivos e negativos da infância no Brasil. O primeiro filme da noite foi Maré Capoeira, de Paola Leblanc, mostrando magistralmente a história da capoeira, heranças africanas e como essa luta/dança aproximou duas crianças, logo depois assistiu-se a 10 centavos, de Cesar Fernando de Oliveira, uma bela obra mostrando como um menino guardador-lavador de carros no centro histórico de Salvador acaba encontrando uma amizade com um velho vendedor de flores e desde cedo uma troca de ideias sobre a vida e o trabalho fazem refletir sobre a humanidade de cada um.

Para logo em seguida contemplar o mais engraçado da noite, Meninos, de Ernesto Molinero, filme com uma ótima direção de atores mirins narrando a incrível jornada de um garoto até o banheiro da escola, e o penúltimo a ser exibido foi Ratos de Rua de Rafael de Paula e Meton Joffily, animação exibindo dramas de uma criança sem cerebro ou cérebro/cola de sapateiro, para encerrar, o mais forte da noite, Reversos, de Daniel Dourado, Gabriel Teixeira e Paula Príncipe, mostrando, do ponto de vista da câmera, a ação de um grupo de extermínio contra um adolescente.

A sessão trascorreu bem, porém grande parcela dos espectadores se retiraram antes dos filmes terminarem, não contemplam todas as obras, uma pena, pois são filmes recentes, todos muito bem feitos e agradáveis, ótimas escolhas que nos fazem refletir sobre a vida, sem comentar que a sessão não durou mais que 45 minutos.

Aqui queremos agradecer aos participantes do debate. Júlio Cesar Lopes da Silva, Henrique dos Santos, Juedson Nascimento, Ana Cléia Lisboa, Marcos Antônio Haboski, Michelly Laemes S. Paniago, Aldair Rodriguês, Wagner de Souza, Hyuri Frank Ifran, Rafael Clarindo da Silva, Adelina Aparecida Mazurek, dirlei Ap. de Andrade, Tálison Enrique Ferreira Lins, Tavitom Allejandre Ferreira Lins, Renan Farias da Silva, Mizael Osvaldo de Souza, Edi Marli, Éllen Carolaine Ferreira Lins e Márcia Cristina da Costa.

Comentou-se durante o debate aspectos técnicos e linguagens/gêneros de cada curta exibido, a produção de curta metragem no Brasil e os formatos dos filmes da noite. Lembrando que antes da principal obra, são exibidos variados curtas a partir das 19:30h, e que a porta do recinto se fecha às 20:10h, portanto, pontualidade é essencial.

Cássio Marcelo de Oliveira Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário