sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

O Projeto entra em Férias.


O Cineclube Navegantes - Tem Brasil exibirá sua última sessão do ano de 2010 dia 18/12 (leia abaixo), para entrar em férias, e retornarmos dia 29 de Janeiro de 2011. Confesso que, caso não fosse viajar, continuaria realizando as sessões pois seria uma ótima opção cultural para a população aripuanense neste período.
É necessário fazer agora um balanço do Projeto, com seus acertos, equívocos e comentar o que se espera para o ano vindouro.
A ideia do Projeto nasceu logo que cheguei a Aripuanã, em abril de 2009, (a Sétima Arte é uma paixão pessoal), desenvolvi o projeto e esperei o momento certo de apresentá-lo ao poder público. Logo que me estabilizei no trabalho, lecionando na rede pública estadual e particular, fui até a Secretaria de Turismo, (agradeço a Bete da Herbalife) quando o Toto ainda ocupava a cadeira e ele prontamente abraçou a ideia, levando-me a ser entrevistado ao vivo na Rádio Navegantes ( seria parceira inestimável) para divulgar a intenção de exibir e discutir filmes na cidade. Quando a Gorete assumiu a pasta do Turismo o projeto passou pelas suas mãos, ela o remodelou e descobriu-se um edital do Ministério da Cultura disponibilizando equipamentos de exibição e filmes, esperamos cerca de seis meses até recebermos a aprovação e a partir daí viajar até Cuiabá para fazermos um treinamento sobre a História do cinema e o movimento cineclubista no Brasil.
As exibições do Cineclube de Aripuanã estreiam dia 19 de Junho de 2010 (depois de um ano e meio de luta) com o filme "O ano em que meus pais saíram de férias" de Cao Hamburger, o Centro de Turismo teve absoluta lotação, a partir desta data, mais de 40 filmes entre curtas e longas metragens foram exibidos e até em dia de rodeio o Cine não parou, fizemos uma sessão para seis pessoas.
Hoje contamos com parcerias importantes que ajudam na divulgação do projeto, a Rádio Navegantes, em sua programação diária divulga sinopse do filme e também no Informativo Navegantes das sextas feiras, e todos os sábados, por volta das 11:50, comento sobre o filme da noite, além da imprescindível ajuda do Rodrigo Penteado na montagem dos equipamentos. Outro meio de comunicação local fundamental é o site http://www.topnews.com.br/ que, atravéz da figura do Cleverson Veronese contribui semanalmente neste processo de propaganda, não se pode esquecer da TV Aripuanã e a equipe do Cleomar Diesel, pois nunca negaram espaço no programa de meio dia, que, como sabemos possui imensa audiência local, também agradecimento especial a dupla Mauro e Douglas Moreira da Rocha (apoio de áudiovisual), não esquecendo da Taiane, seres excepcionais. E por último agradecer a Empresa Energética Águas da Pedra, contribuindo com a confecção de camisetas, panfletos e cartazes do projeto. Ainda comentando sobre parcerias, é preciso dizer sobre a Vídeolocadora Cidade dos Sonhos, foi parceria fundamental para a continuidade das exibições, já que, qualquer cineclube precisa variar suas exibições e o acervo da Cidade dos Sonhos foi fundamental no cumprimento desta tarefa. Obviamente, sem a Prefeitura de Aripuanã e as duas secretarias envolvidas (Secretaria de Educação e Cultura e Secretaria de Turismo) provavelmente nada teria saído do papel, então, agradeço ao prefeito Betão Torremocha e as competentes Gorete e Rogéria e suas equipes por ajudarem tanto, pensando para o ano que vem começarmos com uma ótima ideia, a emissão de certificados para quem participar das exibições e debates.
Agora é necessário comentar um pouco sobre o comportamento do público. Depois de tantos filmes, notou-se a existência de um público fiel comparecendo às exibições, inclusive, por vezes, continuando no recinto para ouvir e debaterem sobre a obra assistida da noite, porém, infelizmente, ainda ocorrem alguns percalços com relação à educação cinéfila. É preciso dizer da necessidade de se chegar no horário, sempre às 20:00h, desligar os aparelhos de celular e fazer silêncio durante as exibições, nisso, parte do público local está deixando a desejar, espero que, no transcorrer do ano de 2011 tenhamos melhorias com relação a este problema.
E finalizando, é necessário compreender que o projeto de cinema tem a intenção de exibir filmes "mais inteligentes", com conteúdos políticos e culturais que saiam do padrão do "cinema fácil", não reflexivo, precisamos colocar a cabeça para funcionar e nisso o Cineclube cumpre um papel fundamental, sem deixar o entretenimento de lado.
Forte abraço e até 2011.
Profº Cássio Marcelo de Oliveira Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário