sábado, 2 de julho de 2011

Sessão do dia 2 de Julho

No sábado passado, dia 2 de Julho o Cineclube Navegantes – Tem Brasil apresentou uma coletânea de curtas metragens de animação brasileira da melhor qualidade, foram exibidos seis belos filmes.


O primeiro curta foi Leonel Pé de Vento em que explanou-se aspectos da cultura italiana advinda do processo migratório pós-escravidão e ocupação territorial por agricultura familiar, típicas de algumas regiões no RS.


Durante a fala, surgiu uma indagação por parte do Samuel, assíduo frequentador do projeto, se realmente existia “os pés de vento”, pois no filme o nono comentou que são casos que ocorrem raramente em diversas partes do mundo, prometeu-se descobrir o significado de Acrófilo, palavra citada na animação, aqui vai o significado: “que vive em regiões montanhosas”. Também surgiu um comentário sobre a existência de lobisomem, devido a comparação com “os pés de vento”, comentou-se a criação de mitos, lendas no imaginário popular. Posteriormente exibiu-se Lúmen e A Noite do Vampiro, em que comentaram-se aspectos técnicos destas animações e como “A Noite” trata-se de uma homenagem ao primeiro vampiro do cinema Nosferatu de F. W. Murnau, em que detalhou-se esta informação, além do quadro de Edward Munch e a trilha sonora do curta. Logo após exibiu-se Devoção em que falou-se da possibilidade de tolerância religiosa, pois o filme “brinca” com o catolicismo e demonstra belos exemplos da cultura popular nordestina, penúltima animação da noite foi Roubada, informou-se sobre a sequência de animações coma velhinha do trio de animadores da “Consequência filmes” e Por último assistiu-se a Calango, mais um exemplo de animação de primeiríssima qualidade ao som de brasileirinho.


Abaixo agradecemos aos participantes do debate.


Henrique dos Santos, Samuel Santos de Araujo, Suzana da Silva Aguiar, Ailton Pereira Amorim, Fabrício Lopes dos Reis, Jeyson Charles da Silva Belozo, Vitor Gabriel Padilha da Silva, Maicon Yenoatto, Bruna Regina Batista, Cleilson, Lucia Bealozo, Manuel Santos e Márcia Cristina da Costa.


Cássio Marcelo de Oliveira Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário