quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Araguaya: A Conspiração do Silêncio




Araguaya: A Conspiração do Silêncio é um filme do jornalista e cineasta Ronaldo Duque que trata de um assunto espinhoso da história do Brasil contemporâneo, a Guerrilha do Araguaia. Fato histórico já estudado por historiadores e especialistas na ditadura militar brasileira, a Guerrilha do Araguaia ocorrida no sul do Pará no final dos anos de 1960 e meados dos anos 70 foi um movimento de luta armada inspirado na revolução Cubana e na Revolução Chinesa que tinha por objetivo implantar na região a ideia do foco revolucionário do campo para as cidades com o intuíto de derrubar o regime militar brasileiro através das armas.
Atualmente se discute nos meios acadêmicos e entre integrantes de grupos de direitos humanos a necessidade de se abrir os arquivos secretos do regime militar para se saber onde corpos de desaparecidos políticos possam estar enterrados de forma clandestina ou dados como "sumidos".
O filme de sábado, 25/09 tem a classificação indicativa não recomendada para menores de 12 anos. A sessão ocorrerá no Centro de Educação Continuada Dardanelos e tem o apoio cultural da Vídeolocadora Cidade dos Sonhos.
Profº Cássio Marcelo de Oliveira Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário