domingo, 12 de abril de 2015

Aulão coletiva. Cine Canelão em Ação!!!

Exibição sugerida pelo Prof. Vene, do Programa Linha Direta, de 2007 sobre o acidente radioativo do Césio 137 em Goiânia, ocorrido no ano de 1987, em Setembro. A exibição foi um "aulão" para a turma do período noturno do Col. Estadual do Campo Nª Sª das Graças. Um dado interessante é a música que abre o doc, do Kraftwerk. https://www.youtube.com/watch?v=cAlFxaax5KM
Prof. Cássio Marcelo de O. Alves.

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Cine Canelão Em Ação!!! Fantasmas e um E.T.

As duas últimas sessões cineclubistas do projeto Mais Educação foram dedicadas à conclusão (ver post anterior, abaixo) da exibição de “Os Fantasmas Se Divertem” (Tim Burton) e início-término de “E.T. O Extraterrestre” (Steven Spielberg). E, falando do E.T., quando criança, fui assistir levado por minhas Irmãs, à estreia do Blockbuster na tela grande, resultado: fiquei mais ou menos 1 ano sem dormir direito, ainda hoje, por vezes tendo sonhos recorrentes em que eu voo- na cena com a bike alçando às alturas quando Eliot o leva na cestinha-(e o E.T. o leva aos ares, passando em frente da lua cheia) em uma perseguição antológica ..., quero dizer: essa é a origem dos sonhos que por vezes tenho até os dias atuais, quando (nos sonhos) eu pairo acima das copas das árvores. Mas revendo a "película" atualmente, vemos como nossa mente é incrível, quero afirmar, como essa obra, apesar de certa ingenuidade, acabou me marcando pra sempre...como Contatos Imediatos do 3º Grau, mas isso é uma outra história, ainda a ser exibida...

 Nas fotos abaixo é possível ver os (as) participantes do projeto muito a vontade, assistindo aos longas (que foram fragmentados em etapas) em colchonetes, ideia sugerida por eles(as) mesmos(as) e que surtiu ótimo efeito, já que, o conforto é essencial para se contemplar uma obra fílmica, além de uma pausa para a pipoca. (fotos Alisson Diemis-Eliane do Rócio Johnsson ).
Prof. Cássio Marcelo de O. Alves.

sexta-feira, 20 de março de 2015

Cine Canelão em Ação!!! Os Fantasmas se Divertem.

Dia 19/3, retornando com as atividades do projeto Mais Educação, no Colégio Estadual do Campo Nª Sª das Graças (Canelão), área rural de Itaperuçu, Região Metropolitana Norte de Curitiba, teve reinício as exibições e oficinas cineclubistas, com o longa Os Fantasmas se Divertem (1988) de Tim Burton, obra incrível, que mistura comédia e terror. 
 Fragmentei o filme em dois encontros, e até o momento, as crianças participantes das aulas que envolvem o cineclube estão surpresas e adorando o filme, um misto de espanto com risadas. Não vejo a hora de continuar a exibição. (fotos: Eliane Johnsson).


Cássio Marcelo de Oliveira Alves

sábado, 6 de dezembro de 2014

Exibição de Aruanda ao ar livre (Dia da Consciência Negra).

Na véspera do Dia da Consciência Negra, realizamos no Colégio do Campo do Canelão (Zona Rural de Itaperuçu, Região Metropolitana Norte de Curitiba), uma sessão cineclubista especial, exibindo uma obra seminal no Cinema Novo, Aruanda, de Linduarte Noronha (na qual, Glauber Rocha teria dito algo assim: “como fui burro de não ter visto este filme antes”). O interessante é que o “telão” se trata de uma toalha de mesa da sala dos professores (as) - como sempre digo: Cineclubismo é persistência e improviso, e houve uma plateia externa, sentada no barranco acima da quadra. Mas, aqui quero adiantar que o colégio recebeu do Governo Federal um ótimo kit cineclubista, com ótimas caixas de som e telão, isso que dizer que novas sessões ao ar livre ocorrerão. (fotos: Prof. Vene).

Cássio Marcelo de O. Alves





segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Dylan e o Cinema

Não é segredo pra ninguém (@s amig@s próximos sabem) que sou fã declarado de Robert Allen Zimmerman, o bardo, trovador mundialmente conhecido por Bob Dylan, aqui farei algumas observações sobre este mestre, que, para quem não conhece, possui uma carreira interessante na sétima arte... mas antes de descrever suas participações em alguns filmes, quero relembrar uma atitude muito estranha do poeta: como sou hiper calorento (gosto mesmo é do frio) não pude deixar de ver com certo espanto esta imagem em que ele aparece de jaqueta e touca-''disfarçado''- (foto de Jotabê Medeiros) no calor de um verão carioca (34º) em sua última vinda ao Brasil... eu, nesse caso enlouqueceria.
Mas vamos ao que interessa. Um dos melhores western que já vi (fora os faroestes italianos que adoro) se trata de “Pat Garret & Billy de Kid” de Sam Peckinpah, em que Dylan atua como um ferreiro (Alias) e também compôs célebre trilha sonora para a obra fílmica com o clássico "Knockin' on Heaven's Door", 1973. Existem outras obras cinematográficas em que Bob Dylan atua (ver http://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/cinema/os+trabalhos+de+bob+dylan+no+cinema/n1596973719845.html)   e também uma em que dirige um longa (longa mesmo, mais de quatro horas de duração) “Renaldo e Clara”, 1978. E mais recentemente, o ótimo documentário de Martin Scorsese “No Direction Home” de 2005.
Cássio Marcelo de Oliveira Alves.

terça-feira, 20 de maio de 2014

Sessão do dia 22 de Maio

 Na próxima quinta-feira, o Cine Canelão - Mais Educação vai exibir dois curtas metragens: Truques, Xaropes e Outros Artigos de Confiança, BMW Vermelho (este último, pois não foi possível exibir na sessão anterior-ver informações no post anterior) e um curta metragem surpresa... Venham conferir e boa sessão.
Gênero: Ficção 
Subgênero: Comédia 
Diretor: Eduardo Goldenstein 
Elenco: Augusto MadeiraCláudio Mendes 
Duração: 15 min     Ano: 2003     Formato: 35mm 
País: Brasil     Local de Produção: RJ 
Cor: Colorido 
Sinopse: No Largo da Carioca, centro do Rio, o encontro de alguns personagens das ruas - um mágico, um vendedor de bonecos de pelúcia e um vendedor de xaropes - levanta a questão da confiança entre os homens e a figura do homem vigarista. 

terça-feira, 13 de maio de 2014

Sessão do dia 15 de Maio

Na próxima quinta-feira, 15 de Maio, o Cine Canelão – Mais Educação vai realizar uma sessão com dois filmes muito interessantes, os (as) participantes do projeto vão contemplar “Raul da Ferrugem Azul” e “BMW Vermelho”, duas obras nos formatos de média e curta metragem da recente produção fílmica nacional. Estão todos (as) convidados.
  Raul da Ferrugem Azul


Gênero: Ficção 
Subgênero: 
Infanto-juvenil
Diretor: Gabriel Costa
Duração: 31 min     Ano: 2004     
País: Brasil     Local de Produção: RJ
Cor: Colorido
Sinopse: O que você faria se descobrisse que seu corpo está ficando coberto de ferrugem? E se a ferrugem fosse azul? Pois é exatamente isso o que se pergunta Raul, que de repente percebeu que seu corpo estava ficando coberto de manchas estranhas... 

BMW Vermelho.    
   
 Gênero: Ficção / Subgênero: Comédia
Diretor: Edu Ramos, Reinaldo Pinheiro
Elenco: Denise Weinberg, Gabriel Priolli, Otávio Augusto
Duração: 19 min Ano: 2000 Bitola: 35mm
País: Brasil Local de Produção: SP
Cor: Colorido
Sinopse: Uma família humilde recebe um verdadeiro presente de grego: um carro de luxo, que não pode ser vendido por dois anos. Para piorar a situação, ninguém sabe dirigir. O tempo passa, e o automóvel acaba tendo usos bastante inusitados...