terça-feira, 10 de abril de 2012

Adiamento de sessões

Devido eu ter desenvolvido parcerias inestimáveis com a Prefeitura de Aripuanã através das secretarias de Turismo e Lazer, Educação e Cultura, também com a rádio Navegantes FM, o apoio de divulgação da Energética Águas da Pedra e site Top News, foi possível realizar um projeto único e promissor no segmento audiovisual na cidade, e é com elevado grau de tristeza que tive de tomar uma decisão em retornar ao Estado do Paraná, deixando para trás dois concursos em MT, e principalmente, interrompendo (espero que temporariamente) as atividades cineclubistas em Aripuanã, porém - anteriormente a tomada da decisão em solicitar exoneração - foi realizada uma reunião em que se organizou um grupo de pessoas com capacidade em dar continuidade às exibições no CECD (Centro de Educação Continuada Dardanelos), já que a cidade recebeu do Minc (Ministério da Cultura) através da Ação Cine Mais Cultura e da Programadora Brasil, equipamentos e centenas de filmes para essa relevante programação fílmica em Aripuanã, e o mais importante, criou-se o hábito entre um grupo coeso de espectadores a participação pós-exibição nas conversas e debates sobre as obras assisitidas, sendo importante salientar que no quesito qualidade (seja nos filmes ou debates), Aripuanã não ficava para trás se compararmos outros projetos cineclubistas existentes em outras localidades e mesmo em Universidades.
O "pontapé" inicial foi dado, basta uma mobilização das pessoas com interesse cinéfilo para que as exibições e debates retornem à programação cultural do município.
Cássio Marcelo de Oliveira Alves.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Adiamento de sessão

Neste sábado, 10 de março não ocorrerá a tradicional sessão cineclubista devido a ajustes técnicos no Centro de Educação Continuada Dardanelos (CECD), e assim que solucionados os percalços, uma próxima exibição será programada para a população aripuanense, contando com a compreeensão dos frequentadores e frequentadoras, agradecemos desde já.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Como foi a sessão passada

A sessão de sábado (03/03) passado foi muito interessante, com um público de 28 espectadores, permanecendo ao debate os seguintes participantes: Rarisom Ruan dos Santos, Raíssa Soares dos Santos, Rodrigo Soares dos Santos, Alexandra de Souza Oliveira, Brenda dos Santos Battista, Paola Caroline de Lima, Joice de Freitas Pereira, Paulo César, Caroline Micaella V. Segala, Elis Betânia P. Arouche, Greice Keli Valente Batista, José Antonio Batista Soares, Pâmela Caroline de Lima, Pedro Henrique Batista Soares, Bruna Hommerding Batista, Luiz Felipe Basílio de Oliveira, Antônio Laércio Duarte da Silva.
Os principais temas explandos diziam respeito a produção de filmes no formato de curta metragens no Brasil e no mundo, o Festival Anima Mundi, as técnicas de cada filme exibido e curiosidades de cada curta.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Sessão de 3 de Março.



Neste sábado, 03 de Março, o Cineclube Navegantes – Tem Brasil vai realizar uma sessão voltada ao público infantil, mas que os adultos também vão adorar, serão exibidos quatro curtas metragens de animação das mais variadas técnicas. O primeiro “A Traça Teca” (SP, 2002, 7,50min), é “a história da pequena traça Teca e de seu ácaro de estimação Tuti”, para em seguida assistir-se “Tem um Dragão no meu Baú” (RJ, 2005, 2min), “é a história de uma menina que tem um dragão no baú dela”, para em seguida ser visto “Albertinho” (ES, 2006, 12min.), “a história de um menino que sonha em voar. Homenagem a Alberto Santos Dumont e ao centenário do voo do 14Bis”, encerrando a noite dedicada às crianças com uma exibição poética, “Para chegar até a Lua” (SP, 2005, 10min.), contando sobre “Jaime, uma mosca-das-frutas, que nasce atrasado em relação aos seus irmãos e irmãs e perde o ciclo de vida ao qual fora destinado. Com menos de um dia de vida, Jaime inicia sua curta jornada pelo mundo, buscando algo que dê sentido à sua existência” (Programadora Brasil).

As exibições ocorrem no Centro de Educação Continuada Dardanelos (CECD), PONTUALMENTE às 20h, com classificação indicativa livre e entrada franca. O projeto cineclubista conta com os apoios da Prefeitura de Aripuanã através das Secretarias de Educação e Cultura, Turismo e Lazer, Águas da Pedra, Site TOP News e Rádio Navegantes FM.Cássio Marcelo de O. Alves.

Sessão de 25 de Fevereiro.

A sessão de sábado passado contou com um público de 23 espectadores (parcela se retirou durante as exibições), porém, os que permaneceram puderam conhecer um pouco sobre a produção de documentários no Brasil, o primeiro a ser exibido "Labirinto" causou curiosidade nos participantes devido ao tema sobre OVNIS e aparição de N. Senhora em Quixadá, filme curioso, apesar do áudio não estar razoavelmente bom. Depois, assistiu-se à "Criaturas que nasciam em segredo", não menos interessante, sobre a vida de anões em São Paulo e um pouco da história do nanismo. Após a exibição, discutiu-se a produção de doc's no país, a história da ufologia, transe coletivo e a ínfima possíbilidade de existir vida inteligente fora da Terra, os tempos do politicamente correto, linhas de pesquisa historiográficas (história do nanismo) e o gênero documentário.
Agradecemos aos presentes ao debate:
Antônio Laércio Duarte da Silva, Alexandra de Souza Oliveira e Joice de Freitas Pereira.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Curtas para o Carnaval.


No próximo sábado, 25 de Fevereiro, o Cineclube Navegantes – Tem Brasil vai exibir dois curtas metragens instigantes, o primeiro “Labirinto” (CE, 2002, DOC, 19min.) de Margarita Hernández e Tibico Brasil mostra “visões de discos voadores e aparições de Nossa Senhora no sertão do Ceará. Um labirinto de mistérios que giram em torno de palavras “ver” e “acreditar” (Programadora Brasil) ‘’, para finalizar, será exibido o curta “Criaturas que nasciam em segredo” (SP, 1995, DOC, 21min.) de Chico Teixeira, contando histórias de cinco anões que residem na cidade de São Paulo e seus modos de levar a vida, por vezes garantindo a diversão dos outros. A sessão deste sábado será de curta duração (aproximadamente 40 min.), pois serão os mesmos filmes que estavam programados para exibição de sábado de carnaval, que devido a problemas técnicos foi adiada, ocorrendo no Centro de Educação Continuada Dardanelos (CECD), pontualmente às 20h, tendo a classificação indicativa não recomendada para menores de 12 anos. O projeto cineclubista conta com os apoios permanentes da Prefeitura de Aripuanã através das Secretarias de Educação e Cultura, Turismo e Lazer, Águas da Pedra, site Top News e Navegantes FM.

Cássio Marcelo de Oliveira Alves.

Como foi a sessão de "O Lamparina".

A sessão de O Lamparina contou com a participação de quinze espectadores ( o número de espectadores ao início da sessão era de 21 participantes) e ao final da exibição permaneceram ao debate Dirlei Ap. de Andrade, Adelina Apª M. Andrade, Everaldo F. Malta e Maria Célia Malta.

Os temas explanados ao final do filme estavam relacionados a curiosidades sobre a produção fílmica de Amácio Mazzaropi, como: a produção de filmes sobre o cangaço e a versão cômica de O Lamparina, filme rural, o apelo popular do Jéca, a produção e co-direção de Mazzarópi em suas obras, trilha sonora, sobre a empresa produtora PAM filmes, entre outros assuntos.