segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Sessão de "Vamos a matar"...

A primeira sessão cineclubista de 2012 foi um sucesso, cerca de 30 pessoas assistiram a um dos melhores western espaghetti de todos os tempos, "Vamos a matar, companheiros" do diretor Sérgio Corbucci. Durante os 118 minutos de exibição poucos frequentadores se retiraram e ao término do filme, 12 pessoas permaneceram no recinto para o debate, em que foram explanados aspectos da obra exibida como; As peculariedades do gênero western, a origem do faroeste Spaghetti, a trilha sonora excepcional de Ennio Moricone, o contexto político nos anos de 1970, o roteiro, a região de Almería onde eram realizadas as principais locações dos western's italianos, entre outros temas.
Cássio Marcelo de Oliveira Alves.

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Retorno das exibições

Neste sábado, 04 de Fevereiro, o Cineclube Navegantes retorna com sua programação para o ano de 2012 apresentando um dos melhores filmes do gênero western de todos os tempos, “Vamos a matar, companheiros” (Sergio Corbucci, 1970, 118min, Espanha/Itália/Alemanha, 12 anos). Trata-se de um clássico western spaghetti, com todas as particularidades do bom faroeste italiano, além da excepcional trilha sonora de Ennio Morricone e grande elenco composto por Franco Nero, Tomas Milian, Jack Palance. Este filme se passa durante a Revolução Mexicana de 1910, um filme político, mas extremamente cômico, o que vai garantir boas risadas aos (as) frequentadores (as) do cine.

A sessão deste sábado ocorrerá no Centro de Educação Continuada Dardanelos (CECD) pontualmente às 20H00. O projeto cineclubista possui os apoios da Prefeitura de Aripuanã através das Secretarias de Educação e Cultura, Turismo e Lazer, Energética Águas da Pedra e Rádio Navegantes Fm. Cássio Marcelo de Oliveira Alves.

sábado, 31 de dezembro de 2011

Última exibição de 2011.

A atividade cineclubista em Aripuanã fecha o ano de 2011 com sucesso, mais de sessenta filmes entre curtas, médias e longas metragens foram exibidos para um público em franca expansão, a população aripuanense começa a compreender que o Cine Navegantes se trata de ótima alternativa cultural aos sábados a noite. Que ao apagar das luzes da sala escura do ano de 2011 seja compreensível a toda sociedade que o projeto de cinema é voltado para o entretenimento, mas, principalmente para expansão do conhecimento da sétima arte e que o ano de 2012 o projeto ganhe com novos convidados debatedores e frequentadores de todas as faixas etárias e condições sociais, pois o cinema é feito de e para o público, é uma arte coletiva.
Feliz ano novo.
Cássio Marcelo de Oliveira Alves.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Última sessão de 2011



Sábado 17 de Dezembro, o Cineclube Navegantes – Tem Brasil vai encerrar suas atividades do ano de 2011 realizando uma sessão especial do que existe de melhor na produção de curtas metragens brasileiros, serão exibidos os seguintes filmes, “Truques, xaropes e outros artigos de confiança” de Eduardo Goldenstein (RJ, 2003, FIC, 16min.), uma comédia que discute a confiança entre os homes, “Malasartes vai à feira” (RJ, 2004, FIC, 12min.), também de Eduardo Goldenstein, conta a história de modo hilário do lendário Pedro Malasartes tentando encher a barriga numa feira urbana, depois veremos “O homem que bota ovo” (MG, 2006, FIC,13min.) de Rafael Conde, outra obra que retrata a confiança sobre um segredo contado que não deve ser espalhado, e por último “As coisas que moram nas coisas” (SP, 2006, FIC, 14min.) de Sandro Serpa, bela narrativa sobre três crianças que acompanham os pais no árduo trabalho nas ruas de uma grande cidade como catadores de lixo.

A sessão deste sábado ocorrerá no Centro de Educação Continuada Dardanelos (CECD) pontualmente às 20H00, a classificação indicativa é LIVRE e a entrada é gratuita.

O projeto cineclubista conta com os apoios das secretarias de Educação e Cultura, Turismo e Lazer, Águas da Pedra, site Top News e rádio Navegantes FM.

Cássio Marcelo de Oliveira Alves.


segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Sessão de Lucke Luke


Sábado 03 de Dezembro, foi realizada a penúltima sessão do Cine Navegantes com a exibição de "Lucke Luke em Daisy Town", com público de aproximadamente 40 espectadores entre crianças e adultos que respeitosamente deram boas gargalhadas nessa história do Velho Oeste Norte Americano no formato animação, também, ao final do filme, parcela significativa dos espectadores permaneceram ao recinto para breves comentários envolvendo a expansão para o oeste, a questão das populações nativas dos EUa e o gênero do cinema de animação além da legítima música country como trilha sonora da obra.
Cássio Marcelo de Oliveira Alves.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Cinema, vinho e queijo







Inegavelmente, um dos países que mais contribuíram para a história do cinema foi a Itália, lá surgiu uma das mais relevantes escolas cinematográficas, o Neo-realismo Italiano, corrente nascida durante o final da segunda guerra mundial. Foi caracterizado por “improvisos’’ e determinada aproximação com o gênero documentário, denunciando a realidade política/econômica e social de uma Itália semi-destruída do pós-guerra. Os maiores expoentes diretores desta tendência cinematográfica foram, Roberto Rosselini, Vittorio De Sica e Luchino Visconti que acabaram por influenciar outros gênios próximos como Federico Fellini, Michelângelo Antonioni e posteriormente Pier Paolo Pasolini, entre outros, além claro, de contribuir imensamente para a eclosão do Cinema Novo brasileiro, cujo maior cineasta foi Glauber Rocha. Em homenagem a mama Itália, publico algumas fotos do caminho do vinho de São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, onde, tive o prazer de conhecer, através do professor de história Alain Leonel, perante um clima agradável, além de bons queijos e vinhos, um pouco da história da colônia italiana do Paraná, que me fez aflorar conscientemente minhas raízes italianas por parte de pai. Cássio Marcelo de Oliveira Alves.

Lucky Luke

Neste sábado, 03 de dezembro o Cineclube Navegantes vai realizar a penúltima sessão do ano de 2011, quem for ao CECD vai assistir a “Lucky Luke”, desenho animado sobre O Velho Oeste Norte Americano. Perigos, confusões e gargalhadas nesta divertida história no gênero animação. A classificação é LIVRE para todos os públicos e vai ocorrer no Centro de Educação Continuada Dardanelos pontualmente as 20 Horas.

O projeto cineclubista conta com os apoios permanentes da Prefeitura de Aripuanã através das secretarias de Educação e Cultura, Turismo e Lazer, Águas da Pedra, site Top News e rádio NavegantesFM. Cássio Marcelo de Oliveira Alves.