segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012
Sessão de "Vamos a matar"...
terça-feira, 31 de janeiro de 2012
Retorno das exibições
Neste sábado, 04 de Fevereiro, o Cineclube Navegantes retorna com sua programação para o ano de 2012 apresentando um dos melhores filmes do gênero western de todos os tempos, “Vamos a matar, companheiros” (Sergio Corbucci, 1970, 118min, Espanha/Itália/Alemanha, 12 anos). Trata-se de um clássico western spaghetti, com todas as particularidades do bom faroeste italiano, além da excepcional trilha sonora de Ennio Morricone e grande elenco composto por Franco Nero, Tomas Milian, Jack Palance. Este filme se passa durante a Revolução Mexicana de 1910, um filme político, mas extremamente cômico, o que vai garantir boas risadas aos (as) frequentadores (as) do cine.
sábado, 31 de dezembro de 2011
Última exibição de 2011.
segunda-feira, 12 de dezembro de 2011
Última sessão de 2011


Sábado 17 de Dezembro, o Cineclube Navegantes – Tem Brasil vai encerrar suas atividades do ano de 2011 realizando uma sessão especial do que existe de melhor na produção de curtas metragens brasileiros, serão exibidos os seguintes filmes, “Truques, xaropes e outros artigos de confiança” de Eduardo Goldenstein (RJ, 2003, FIC, 16min.), uma comédia que discute a confiança entre os homes, “Malasartes vai à feira” (RJ, 2004, FIC, 12min.), também de Eduardo Goldenstein, conta a história de modo hilário do lendário Pedro Malasartes tentando encher a barriga numa feira urbana, depois veremos “O homem que bota ovo” (MG, 2006, FIC,13min.) de Rafael Conde, outra obra que retrata a confiança sobre um segredo contado que não deve ser espalhado, e por último “As coisas que moram nas coisas” (SP, 2006, FIC, 14min.) de Sandro Serpa, bela narrativa sobre três crianças que acompanham os pais no árduo trabalho nas ruas de uma grande cidade como catadores de lixo.
A sessão deste sábado ocorrerá no Centro de Educação Continuada Dardanelos (CECD) pontualmente às 20H00, a classificação indicativa é LIVRE e a entrada é gratuita.
Cássio Marcelo de Oliveira Alves.
segunda-feira, 5 de dezembro de 2011
Sessão de Lucke Luke

quarta-feira, 30 de novembro de 2011
Cinema, vinho e queijo
Inegavelmente, um dos países que mais contribuíram para a história do cinema foi a Itália, lá surgiu uma das mais relevantes escolas cinematográficas, o Neo-realismo Italiano, corrente nascida durante o final da segunda guerra mundial. Foi caracterizado por “improvisos’’ e determinada aproximação com o gênero documentário, denunciando a realidade política/econômica e social de uma Itália semi-destruída do pós-guerra. Os maiores expoentes diretores desta tendência cinematográfica foram, Roberto Rosselini, Vittorio De Sica e Luchino Visconti que acabaram por influenciar outros gênios próximos como Federico Fellini, Michelângelo Antonioni e posteriormente Pier Paolo Pasolini, entre outros, além claro, de contribuir imensamente para a eclosão do Cinema Novo brasileiro, cujo maior cineasta foi Glauber Rocha. Em homenagem a mama Itália, publico algumas fotos do caminho do vinho de São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, onde, tive o prazer de conhecer, através do professor de história Alain Leonel, perante um clima agradável, além de bons queijos e vinhos, um pouco da história da colônia italiana do Paraná, que me fez aflorar conscientemente minhas raízes italianas por parte de pai. Cássio Marcelo de Oliveira Alves.
Lucky Luke
Neste sábado, 03 de dezembro o Cineclube Navegantes vai realizar a penúltima sessão do ano de 2011, quem for ao CECD vai assistir a “Lucky Luke”, desenho animado sobre O Velho Oeste Norte Americano. Perigos, confusões e gargalhadas nesta divertida história no gênero animação. A classificação é LIVRE para todos os públicos e vai ocorrer no Centro de Educação Continuada Dardanelos pontualmente as 20 Horas.
O projeto cineclubista conta com os apoios permanentes da Prefeitura de Aripuanã através das secretarias de Educação e Cultura, Turismo e Lazer, Águas da Pedra, site Top News e rádio NavegantesFM. Cássio Marcelo de Oliveira Alves.