Neste sábado, 27 de Agosto, em lembrança aos 30 anos da morte de Glauber Rocha o Cineclube Navegantes – Tem Brasil exibirá o longa metragem ”O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro” (ficção, colorido, 1969, 95min.). Obra premiada do polêmico e possivelmente o nosso mais importante cineasta, Glauber Rocha, líder do movimento cinematográfico Cinema Novo. Devido às comemorações e compreendendo a importância de Glauber para o cinema nacional e mundial, exibições e discussões estão ocorrendo em todas as partes do mundo e Aripuanã não ficou alheia a esta efeméride. “O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro” trata-se de um filme sobre o ciclo do cangaço, um "western" brasileiro, numa visão peculiar do gênio cinemanovista.
“Numa cidadezinha chamada Jardim das Piranhas, aparece um cangaceiro que se apresenta como a reencarnação de Lampião. Seu nome é Coirana. Anos depois de ter matado Corisco, Antônio das Mortes (personagem do filme Deus e o Diabo na Terra do Sol) vai à cidade para ver o cangaceiro. É o encontro dos mitos, o início do duelo do dragão da maldade contra o santo guerreiro. Outros personagens vão povoar o mundo de Antônio das Mortes. Entre eles, um professor desiludido e sem esperanças; um coronel com delírios de grandeza, um delegado com ambições políticas; e uma linda mulher, que vive uma trágica solidão.” (Programadora Brasil).
A sessão deste sábado possui a classificação indicativa não recomendada para menores de 14 anos e ocorrerá no Centro de Educação Continuada Dardanelos (CECD), pontualmente às 20H00. O projeto cineclubista possui os apoios da Prefeitura de Aripuanã através das Secretarias de Educação e Cultura, Turismo e Lazer, Energética Águas da Pedra, site Top News e Rádio Navegantes FM.
Neste sábado, 13 de Agosto, o Cineclube Navegantes vai apresentar um dos mais famosos filmes do gênero animação da atualidade, “Up: Altas Aventuras”, produção da Disney-Pixar (EUA, 2009, 96min) dirigido por Pete Docter o mesmo de “Monstros S. A” e "Procurando Nemo".
Neste sábado, 06 de Agosto, o Cineclube Navegantes – Tem Brasil vai realizar a sessão que estava agendada para ocorrer no Centro de Apoio ao Turismo no sábado passado, de antemão pedimos desculpas pelo transtorno devido ao não acontecimento das exibições, esperando a compreensão de todos (as) frequentadores e informando que a programação segue a mesma para este sábado, que ocorrerá no Centro de Educação Continuada Dardanelos (CECD). Assistiremos aos seguintes filmes, variando de 5 a 31 minutos:
“Historietas Assombradas (para crianças malcriadas)” de Victor-Hugo Borges (SP, 2005, animação 16 min.), “Isabel e o cachorro flautista”, de Chiristian Saghaard, (SP, 2004,Ficção-animação, 14 min.), “Relacionamentos” de Gordeeff (RJ, animação, 2003, 5 min.) e “Raul da Ferrugem Azul” de Gabriel Costa (RJ, 2004, Ficção, vídeo, 31 min.). Relembrando, a atividade do cineclube vai ocorrer no CECD, pontualmente às 20H00 e será LIVRE a todas as idades.
O Cineclube Navegantes –Tem Brasil possui os apoios da Prefeitura de Aripuanã, através das Secretarias de Educação e Cultura-Turismo, Energética Águas da Pedra, Site Top News e Rádio Navegantes FM.
Cássio Marcelo de Oliveira Alves.