
Cássio Marcelo de Oliveira Alves.

Cássio Marcelo de Oliveira Alves.


Dia 17 de junho foi realizada uma sessão cineclubista especial em comemoração ao primeiro ano de atividades do Cineclube Navegantes – Tem Brasil de Aripuanã.
No dia nove de junho de 2010, no Centro de Apoio ao Turismo (local que ainda vai receber exibições) foi realizada a primeira sessão do cineclube de Aripuanã com o longa O ano em que meus pais saíram de férias de Cao Hamburger, lotação completa, iniciava-se no município uma nova etapa da vida cultural voltada ao audiovisual.
Na festa em comemoração ao aniversário do cine, ocorreu uma sessão especial a todos (as) que apóiam ou frequentam com assiduidade o projeto, e os (as) presentes puderam prestigiar uma apresentação da atriz Márcia Costa que representou magistralmente uma cangaceira, assustando o desavisado público devido a entrada da personagem e seu facão. Após o susto os (as) espectadores (as) puderam contemplar uma breve sessão do que se faz de melhor na produção de curtas metragens no Brasil, foram exibidos O Moleque de Ari Cândido, uma livre adaptação do conto homônimo de Lima Barreto, para depois assistir-se As andanças de nosso Senhor pela Terra de Betse de Paula, adaptado da história popular “Rins da ovelha”, trata-se de uma animação que mostra Nosso Senhor andarilho e meio “ripongo” atuando no sertão nordestino, depois contemplou-se Dona Carmela de Iziane Filgueiras Mascarenhas uma bela, mas triste narrativa de um velho ator e seu neto e a concorrente televisão, e para fechar a noite, exibiu-se um “curtinha” de cinco minutos intitulado: Meninos de Ernesto Molinero, mostrando a “terrível” jornada de um garoto até o banheiro da escola, abordando questões das relações humanas na infância e no espaço escolar. Como de costume foi realizado um breve debate abordando a produção de curtas metragens no Brasil e comentários sobre os quatro filmes exibidos, para depois se agradecer aos apoiadores do cineclube, Prefeitura de Aripuanã através das Secretarias de Educação e Cultura/Turismo e Lazer, Energética Águas da Pedra, Vídeolocadora Cidade dos Sonhos, Energética Águas da Pedra, Site TopNews e Rádio Navegantes FM. Após as apresentações, que envolveu dois segmentos artísticos, Teatro e Cinema ocorreu uma confraternização ao som de Xangai e Itaércio Rocha e um agradável coquetel.
Cássio Marcelo de Oliveira Alves.
Comunicado de cancelamento da sessão.
No próximo sábado, dia 18 de Junho, excepcionalmente não acontecerá a tradicional sessão cineclubista de Aripuanã.
Motivo.
Falta de consciência de parcela do público adolescente que vem frequentando o projeto com a intenção de prejudicar o bom andamento das exibições.
Essa atitude não foi tomada de maneira deliberada ou como retaliação, e sim pela falta de condições minimamente agradáveis para a exibição/contemplação dos filmes. É preciso salientar que a atividade cineclubista requer esforço, dedicação e gosto pela causa, o que não me fará, em hipótese alguma abandonar o projeto, porém, serão necessárias providências urgentes para que o Cineclube Navegantes – Tem Brasil volte a exibir normalmente suas sessões sem nenhuma forma de contratempo (Acontecimento desagradável e imprevisto que atrapalhem projetos).
Antes de tudo quero reforçar qual é o objetivo do projeto. A atividade cineclubista possui a intenção de levar ao público formas, gêneros de cinema que saiam da mesmice da programação das TVs normais, portanto os filmes que são exibidos no Cineclube Navegantes possui o papel de fomentar e fazer conhecer outros “tipos” de cinema a que a população não está habituada a assistir, tanto da produção nacional quanto da produção de outros países, não somente filmes realizados por Hollywood.
O cineclube exibe além de filmes estrangeiros, produções brasileiras que são recebidas através do Cine Mais Cultura e da Programadora Brasil, órgãos ligados ao Ministério da Cultura que visam difundir o cinema brasileiro, ou seja, nossa cultura através das lentes dos diretores (as) BRASILEIROS (AS). Sendo assim, se faz mais uma vez necessário, explanar sobre regras de comportamento em cineclubes, regras estas que não são impostas e sim são formas educadas e civilizadas de como assistir a filmes de maneira coletiva.
1° chegar no horário estipulado;
2° escutar, silenciosamente, as instruções pré-exibição;
3° desligamento de aparelhos eletrônicos;
4° silêncio absoluto a partir das luzes se apagarem;
5° evitar conversas paralelas durante a exibição;
6° evitar a saída da sala de exibição em mais de uma ocasião;
Infelizmente nenhuma dessa regrinhas estão sendo cumpridas, tornando as exibições insuportáveis, o que está levando frequentadores assíduos a abandonar o projeto, e o pior, prejudicando a todos (as) que queiram assistir aos filmes com devida atenção e aqueles (as) que possuem a intenção de receber certificado de hora atividade ao final do ano que será emitido pela Secretaria de Educação e Cultura.
Quero fazer um apelo aos pais ou responsáveis dos adolescentes que saem sábado à noite: peçam para que seus filhos (as) não compareçam ao projeto de cinema para atrapalhar e sim para respeitar, prestigiar e adquirir cultura cinematográfica, pois a partir do momento que essa regras voltarem a ser desrespeitadas, tais grupos serão proibidos de voltarem a frequentar o cineclube de Aripuanã, sendo permitida a sua volta apenas acompanhados de um adulto responsável.
Atenciosamente.
Prof. Cássio Marcelo de Oliveira Alves.
No próximo sábado, 12 de Junho, o Cineclube Navegantes - Tem Brasil vai apresentar um filme hilário, Durval Discos, longametragem de estreia da diretora Anna Muylaert. Durval Discos foi o grande vencedor do Festival de Gramado de 2002 e trata-se de um filme que "alterna elementos de comédia absurda, drama comportamental e suspense", contando a história de um quarentão que insiste em vender apenas discos de vinil, os lendários "bolachões", em sua lojinha de discos, recusando-se a comercializar CDs, mantendo-se intransigentemente fiel ao bom e velho formato do vinil. Somando-se a esta situação anacronicamente interessante, o sujeito ainda mora com a mãe dominadora e o aparecimento de uma menina vai estremecer as relações diárias de Durval e sua "velha".
No próximo sábado, 04 de Junho, o Cineclube Navegantes - Tem Brasil vai exibir um dos mais extraordinários e perturbantes documentários realizados recentemente na cinematografia nacional: Ônibus 174 do consagrado diretor de Tropa de Elite 1 e 2, José Padilha em conjunto com Felipe Lacerda. Um filme que mostra os desastrosos fatos ocorridos no dia 12 de Junho de 2000 em plena Zona Sul do Rio de Janeiro, quando Sandro Nascimento, sobrevivente da Chacina da Candelária, sequestra um coletivo com a intenção de assaltá-lo, fazendo muitos reféns, a partir de então, se vê em um imbróglio dramaticamente dantesco, pois a polícia cerca o ônibus, e aparentemente despreparada para atuar em uma situação de risco em que as câmeras de segurança, microfones e TVs transmitem ao vivo, horas a fio, os desdobramentos que acabaria em tragédia. Os diretores analisam através de entrvistas em variados segmentos envolvidos nos fatos e as imagens da época muito bem editadas, o processo de exclusão social que por vezes se manifesta através da violência e como a sociedade, na maioria dos casos, encara a miséria com hipocrisia, deturpando as causas e efeitos da pobreza, entendendo como verdade as manifestações sensacionalistas. O filme Ônibus 174 possui a classificação indicativa não recomendada para menores de 14 anos.