terça-feira, 28 de setembro de 2010

O Caçador de Pipas.

Sábado, véspera das eleições, dia 02/10, o Cine Navegantes apresentará um dos filmes mais assistidos dos últimos tempos, O Caçador de Pipas, baseado no best-seller homônimo do autor afegão Khaled Hosseini, trata da história e desventuras de dois amigos de infância que convivem com os graves conflitos no Afeganistão do passado e do presente, mostrando que a amizade sólida pode superar os mais horrendos conflitos.
O filme tem a classificação indicativa não recomendada para menores de doze (12) anos, a exibição acontecerá no Centro de Educação Continuada Dardanelos e o horário é às 20:00h. "Caçador de Pipas'' tem o apoio cultural da Vídeolocadora Cidade dos Sonhos.
Profº Cássio Marcelo de Oliveira Alves.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Araguaya: A Conspiração do Silêncio




Araguaya: A Conspiração do Silêncio é um filme do jornalista e cineasta Ronaldo Duque que trata de um assunto espinhoso da história do Brasil contemporâneo, a Guerrilha do Araguaia. Fato histórico já estudado por historiadores e especialistas na ditadura militar brasileira, a Guerrilha do Araguaia ocorrida no sul do Pará no final dos anos de 1960 e meados dos anos 70 foi um movimento de luta armada inspirado na revolução Cubana e na Revolução Chinesa que tinha por objetivo implantar na região a ideia do foco revolucionário do campo para as cidades com o intuíto de derrubar o regime militar brasileiro através das armas.
Atualmente se discute nos meios acadêmicos e entre integrantes de grupos de direitos humanos a necessidade de se abrir os arquivos secretos do regime militar para se saber onde corpos de desaparecidos políticos possam estar enterrados de forma clandestina ou dados como "sumidos".
O filme de sábado, 25/09 tem a classificação indicativa não recomendada para menores de 12 anos. A sessão ocorrerá no Centro de Educação Continuada Dardanelos e tem o apoio cultural da Vídeolocadora Cidade dos Sonhos.
Profº Cássio Marcelo de Oliveira Alves.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Cafundó.

Sábado, 18/09 o cine Navegantes vai exibir um dos melhores filmes feitos no ano de 2005 no Brasil, Cafundó, com o ator Lázaro Ramos (Ó pai, ó ) e Leandro Firmino ( o Zé Pequeno de Cidade de Deus).
O filme conta a história de um personagem real do século XIX, o ex-escravo João de Camargo, que tenta sobreviver em um Brasil que passa por profundas transformações, e que não aceita muito bem a "leva" de milhões de escravos recém libertos. João de Camargo recebe visões de suas raízes africanas mescladas com a religiosidade judaico-cristã e funda uma nova ordem religiosa que possui adeptos até os dias de hoje. O filme tem a direção de Clóvis Bueno e Paulo Betti.
A sessão acontecerá no Centro de Formação Continuada Dardanelos, às 20:00 e a CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA é a partir dos 14 anos.
Profº Cássio Marcelo de Oliveira Alves.

Macunaíma

Quarta, 15/09, atendendo ao pedido da Profª Roseli, o Cine Navegantes exibiu aos discentes do 3º ano do ensino médio do período vespertino da ESFA, nada menos que A Obra Prima de João Pedro de Andrade. Os Alunos (as) estão estudando sobre o Modernismo e nada mais apropriado do que exibir o filme homônimo baseado na obra de Mário de Andrade, um retrato do Brasil miscigenado, preconceituso, malandro, sexual, libertário e repressivo.
Ótima recomendação para uma futura sessão à população de Aripuanã. Agradecendo ao Profº Ego Eger por ceder o filme para a sessão especial.
Profº Cássio Marcelo de O. Alves.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

A Dieta do Palhaço.

Sábado, 11/09 o Cineclube Navegantes tem o prazer em apresentar um dos melhores documentários produzidos nos últimos tempos, "A Dieta do Palhaço" mostra como o diretor/cobaia Morgan Spurlock decide se alimentar durante um determinado período de tempo somente com fast food da rede estadunidense McDonnald's, o resultado, claro, não foi dos melhores, em um período de um mês seu organismo começou a demonstrar sinais de desequilbrio físico/mental e obesidade precoce.
A sessão de sábado ocorrerá no Centro de Formação Continuada Dardanelos às 20:00 h e a classificação indicativa do filme é livre para todas as idades. Lembrando que o filme tem o apoio cultural da Vídeo Locadora Cidade dos Sonhos.
Profº Cássio Marcelo de Oliveira Alves.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Cinema Brasileiro e a Paixão Nacional.

Caros (as) amigos (as) que apreciam cinema. Independentemete do gostar ou não de futebol, a sessão de sábado, 04/09 trará dois curtas-metragens que tratam do universo futebolístico brasileiro, os dois filmes contam histórias mesclando a linguagem documentária e ficcional, atraindo a atenção dos (as) espectadores desde o primeiro momento, são filmes "curtos" de duração máxima de 22 e 16 minutos, ou seja, as exibições não durarão mais que 45 minutos, lembrando sempre que ao término dos filmes, convidamos os (as) presentes a permanecerem no recinto para que seja feito um rápido debate quando são repassadas informações sobre as obras assistidas na noite. A sessão será realizada no Centro de Formação Continuada Dardanelos, a entrada é franca e a classificação indicativa é livre para todas as idades. Horário é 20:00 h.

Os Fiéis.

Já vou avisando, sou Palmeirense, mas como também sou amante da Sétima Arte não poderia deixar de exibir (aproveitando o centenário do Corinthians) um curta metragem muito bacana, Os Fiéis, de Danilo Solferini, que conta a história de aventuras de três amigos que vão assistir a clássica partida entre Corinthians e Fluminense em 1976 quando a massa corintiana se deslocou de São Paulo e lotou o Maracanã no episódio que ficaria conhecido como "a invasão corintiana" ao Rio de Janeiro, o filme é também um Road Movie, e tem como outro personagem uma Kombi em que os fiéis amigos lembram de suas vidas e do Brasil daqueles anos. Um misto de documentário e ficção, muito bom mesmo.
Prof. Cássio Marcelo de Oliveira Alves.

Uma história de futebol.

Um homem do alto de seus sessenta anos lembra-se com imensa nostalgia do tempo em que jogava futebol de rua, com seu amigo Dico, na pequenina Bauru dos anos 50. E é desta breve lembrança que se faz nosso filme, vivido na infância de onze garotos, dos quais um viria a ser a maior lenda do futebol mundial: O Rei Pelé O filme tem a narração de ninguém menos que Antônio Fagundes.
Filme interessante, que possui uma narrativa envolvente, exibi para meus alunos (as) de quinta série e a acetitação foi geral, tanto com os meninos e também com as meninas, é uma junção de documentário e ficção, do diretor Paulo Machline, livre para todos os públicos.