quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Cinema, vinho e queijo







Inegavelmente, um dos países que mais contribuíram para a história do cinema foi a Itália, lá surgiu uma das mais relevantes escolas cinematográficas, o Neo-realismo Italiano, corrente nascida durante o final da segunda guerra mundial. Foi caracterizado por “improvisos’’ e determinada aproximação com o gênero documentário, denunciando a realidade política/econômica e social de uma Itália semi-destruída do pós-guerra. Os maiores expoentes diretores desta tendência cinematográfica foram, Roberto Rosselini, Vittorio De Sica e Luchino Visconti que acabaram por influenciar outros gênios próximos como Federico Fellini, Michelângelo Antonioni e posteriormente Pier Paolo Pasolini, entre outros, além claro, de contribuir imensamente para a eclosão do Cinema Novo brasileiro, cujo maior cineasta foi Glauber Rocha. Em homenagem a mama Itália, publico algumas fotos do caminho do vinho de São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, onde, tive o prazer de conhecer, através do professor de história Alain Leonel, perante um clima agradável, além de bons queijos e vinhos, um pouco da história da colônia italiana do Paraná, que me fez aflorar conscientemente minhas raízes italianas por parte de pai. Cássio Marcelo de Oliveira Alves.

Lucky Luke

Neste sábado, 03 de dezembro o Cineclube Navegantes vai realizar a penúltima sessão do ano de 2011, quem for ao CECD vai assistir a “Lucky Luke”, desenho animado sobre O Velho Oeste Norte Americano. Perigos, confusões e gargalhadas nesta divertida história no gênero animação. A classificação é LIVRE para todos os públicos e vai ocorrer no Centro de Educação Continuada Dardanelos pontualmente as 20 Horas.

O projeto cineclubista conta com os apoios permanentes da Prefeitura de Aripuanã através das secretarias de Educação e Cultura, Turismo e Lazer, Águas da Pedra, site Top News e rádio NavegantesFM. Cássio Marcelo de Oliveira Alves.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Sessão de Os Muppets


Foi realizado, com grande sucesso a sessão de "Os Muppets - O Filme", película original de 1979, com um público de aproximadamente 30 espectadores que, anteriormente à exibição puderam conhecer um pouco mais do "universo" e existência "in loco", ao vivo de uma boneca em "carne viva", ou melhor, espuma e tecido, manipulada pela professora Márcia Costa. Lembramos que, aos participantes que acumularam as 20h necessárias, seus certificados já estão disponíveis e serão entregues na última sessão do dia 17 de dezembro. Obrigado e abraços cineclubistas a todos (as). Cássio Marcelo de Oliveira Alves.


terça-feira, 22 de novembro de 2011

Muppets - O Filme.



Neste sábado, 26 de Novembro, o Cineclube Navegantes retornará com suas atividades exibindo um clássico da comédia dos estúdios Disney, “Muppets: O Filme”, versão original (1979, Cor, 95min.), trazendo canções indicadas ao Oscar e participações especiais de grandes astros do cinema como Steve Martin e Mel Brooks, a edição comemorativa de 50 anos de Muppets – O Filme vai fazer crianças e adultos darem muitas risadas na sessão de retorno do Cine Navegantes. Ao público frequentador do cine é preciso deixar um recado importante, pois, devido a procura por utilização do CECD no final do ano, poderá ocorrer de novos adiamentos de sessões acontecerem, desde já pedimos a compreensão de todos (as) e que se informem no blog do cine http://www.cinenavegantes.blogspot.com/

A sessão deste sábado é gratuita e LIVRE para todas as idades, pontualmente às 20h no Centro de Educação Continuada Dardanelos (CECD) e o projeto cineclubista conta com os apoios permanentes da Prefeitura de Aripuanã através das Secretarias de Educação e Cultura, Turismo e Lazer, Energética Águas da Pedra, site Top News e Rádio Navegantes Fm.

(Cássio Marcelo de Oliveira Alves).

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Adiamento de sessão.

No róximo sábado, 12 de Novembro não vai acontecer a sessão cineclubista devido a um encontro pré-agendado no Centro de Educação Continuada Dardanelos (CECD). Contamos com a compreensão de todos (as).
Grato desde já.
Cássio Marcelo de Oliveira Alves. Coordenador do Cine Navegantes.

sábado, 5 de novembro de 2011

Sessão Looney Tunes




A sessão de sábado, 5 de Novembro foi muito legal, foram exibidos vários episódios clássicos da turma Looney Tunes, contando com um público superior a 40 espectadores abrangendo todas as idades. Abaixo agradecemos aos participantes ao debate pós-exibição.
Gherdeone do Carmo Neto Junior, Noeli S. Saraiva, Aline Karoline Saraiva, Suzana da S. de Aguiar, Jeyson Charles da Silva Belozul, Ketlyn, Vitor Gabriel Padilha da Silva, Silvonete Melo de Souza, Everson T. Moraes da Silva, Gilmar Echinberg, Renan Farias da Silva, Bruna Regina Battisti, Ícaro Apolinário, Andressa Dias dos Santos, Acthus, Emily dos Santos do Carmo, Tatiane dos Santos do Carmo, Ana Carolina L. dos Santos.
Os temas explanados envolveram aspectos históricos da criação do Pernalonga, pouco antes da eclosão da 2ª Guerra Mundial, o "envolvimento' do Pernalonga no conflito como esforço de guerra dos EUA, o sotaque do coelho, sua popularização mundial e assinatura na calçada da fama, a evolução do traço.
Cássio Marcelo de Oliveira Alves.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Camisetas, um gato e máscaras.


As máscaras mostradas abaixo são confeccionadas por mim, utilizando fibras (cascas) vegetais de diversas espécies de palmeira, são empapeladas no verso, pintadas e envernizadas e estão à venda, é só entrar em contato pelo blog ou e-mail. O mesmo serve para as camisetas acima (serigrafia), que no transcorrer do tempo serão expostas mais variedades. cinecassio@gmail.com









Turma do Pernalonga.

Neste sábado, 05 de Novembro o Cine Navegantes vai realizar uma sessão retro, com os personagens da turma do Pernalonga. Serão exibidos episódios clássicos com os célebres personagens da Looney Tunes.
A sessão deste sábado acontecerá no Centro de Educação Continuada Dardanelos (CECD), sempre às 20:00h, será LIVRE a todas as idades e o projeto de cinema é gratuito.
O Cineclube Navegantes conta com os apoios permanentes da Prefeitura de Aripuanã através das Secretarias de Educação e Cultura, Turismo e Lazer, Energética Águas da Pedra, Site Top News e Rádio Navegantes FM.