domingo, 30 de outubro de 2011

Sessão de "O Saci"




A sessão de "O Saci' foi um sucesso, com um público de 25 espectadores, público este, respeitoso, educado que assistiram a uma raridade do cinema brasileiro. Abaixo agradecemos aos participantes no debate:
Riuler Lacerda, Tatiele Lacerda, Andressa Dias dos Santos, Ronei, Marlene Rauber, Francisco Freire da Silva, Gherdeone do Carmo Neto Junior, Emily dos Santos do Carmo, Aline Saraiva, Celita Ap. Carra, Dorval A. Carra, Acthus, Ana Carolina L. Santos, Júlio Cesar, Tatiane dos Santos do Carmo, Noeli Saraiva e Márcia Costa. essas pessoas puderam conhecer mais sobre o cinema nacional, a origem do ser mitológico, Saci, o nacionalismo advindo de Monteiro Lobato e herdado pelo cinema e TV, atuação dos atores no filme e comentários específicos sobre a obra da noite.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

O Saci.

Sábado, 29 de outubro, o Cineclube Navengates - Tem Brasil vai apresentar uma raridade cinematográfica nacional, "O Saci" (SP, 1953, pb, 65'min.), dirigido por Rodolfo Nanni é um filme fantástico baseado na obra de Monteiro Lobato. Obra que mostra um nacionalismo responsável por uma construção da identidade nacional, no "O Saci' encontraremos personagens do Sítio do Picapau Amarelo, com cenas impressionantes de figuras do folclore brasileiro.
A sessão de "O Saci" é LIVRE e gratuita para todas as idades, ocorrendo no Centro de Educação Continuada Dardanelos (CECD), pontualmente às 20:00h. Lembrando que a partir das 19:40h já são exibidos materiais audiovisuais variados.
O projeto cineclubista possui os apoios da prefeitura de Aripuanã através das secretatias de Educação e Cultura, Turismo e Lazer, Energética Águas da Pedra, site Top News e Rádio Navegantes FM.
Cássio Marcelo de Oliveira Alves.

Sessão do dia 15/10.



Dia 15 de Outubro foi realizada sessão cineclubista em homenagem ao dia das crianças. Com público de aproximadamente 30 espectadores.
Percebe-se em Aripuanã que a aceitação ao formato de curta metragem é muito ampla e por motivo desta acolhida, até dezembro teremos outras exibições de curtas com a classificação indicativa livre a todas as idades. (Fotos: Ícaro Apolinário).

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Contra o preconceito e a intolerância.

“ Combate à intolerância. Viver é direito de todos. Fora preconceito”

O Cineclube Navegantes – Tem Brasil vai realizar no dia 22 de outubro a exibição de curtas metragens da mostra “For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual” – evento cultural e educacional envolvendo exibição audiovisual e outras linguagens com a temática LGBT visando promover a igualdade de direitos e a convivência pacífica de seres humanos, sem preconceito de gênero ou orientação sexual.” Se trata de filmes voltados ao combate do ódio e a intolerância, ação cineclubista realizada em mais de 150 cineclubes de todo o país.

A sessão “For Rainbow” vai ocorrer no CECD (Centro de Educação Continuada Dardanelos), pontualmente às 20h e classificação indicativa não é recomendada para menores de 16 anos.

Após a exibição vai ocorrer um debate com os professores Ego Eger, Nilton Garcia Guedes Junior, Márcia Costa e Cássio Marcelo de Oliveira Alves.

CURTAS MOSTRA ITINERANTE
(tempo total: 104 minutos)
“Brincos de estrelas”

Direção: Marcela Bertoletti - Rio de Janeiro/ RJ
Brincos de Estrela conta a história da descoberta do amor entre duas amigas. O curta vai explorando os medos e receios dessa personagem à medida que seus sentimentos vão tomando conta da sua vida.

“Depois de tudo”
Direção: Rafael Saar - Niterói/RJ
Depois do Adeus, veio a espera. Depois da espera, veio o retorno. Depois de tudo, eles desejam estar juntos e um dia é suficiente para esperar o seguinte.

“E agora Luke”
Direção: Alan Nóbrega - Rio de Janeiro/RJ
Luke é um rapaz que está iniciando a sua vida adulta e é obrigado a se defrontar com os seus valores religiosos, morais, sociais, após um segredo seu ser descoberto.

“Ensaio de cinema”
Direção: Allan Ribeiro - Rio de Janeiro/RJ
Ele dizia que o filme começava com uma câmera muito suave, com um zoom muito delicado e avançada em busca de Bardot.

“Eu não quero voltar sozinho”
Direção: Daniel Ribeiro - São Paulo/SP
A vida de Leonardo, um adolescente cego, muda completamente com a chegada de uma novo aluno em sua escola. Ao mesmo tempo ele tem que lidar com os ciúmes da amiga Giovana e entender os sentimentos despertados pelo novo amigo Gabriel.

“Felizes para sempre”
Direção: Ricky Mastro - São Paulo/SP
Felizes para Sempre faz parte do projeto "Fuking Diferent São Paulo". Essa era a ideia inicial do projeto "achar um casal gay que estivesse junto há décadas" e foi assim que selecionamos as nossas candidatas: através do site e entrevistas com o diretor Ricky Mastro e assistentes de direção Lilian Baldo e Rodrigo Dorado.

“GLOSSário”
Direção: Fabinho Vieira - Fortaleza/CE
Duas travestis, com todo seu carisma e encanto, revelam os significados dos termos e gírias próprios que já caíram no gosto popular.

“Homofobia, lesbofobia e transfobia”
Direção: Felipe Fernandes - Brasília/DF
O vídeo busca refletir sobre as categorias usadas por ativistas lésbicas e travestis para se falar das violências contra suas identidades. Trazendo vozes sobre os usos dessas categorias, esquadrinha algumas aproximações e distâncias entre a pauta específica destas em relação ao "segmento" como um todo. Mostra situações em que o "ser lésbica" e o "ser travesti" produziram particularidades no que tange a discriminação e a violência.

“Sem Purpurina - Realidade LGBT Na Baixada Santista”
Direção: Fernanda Balbino, Lara Finochio,

Lívia Carvalho e Xenda Amici - Santos/SP
O documentário mostra os sonhos, as alegrias, os dramas e a luta contra o preconceito sob a visão da comunidade GLBTT e especialistas.

“On my Own”
Direção: Yuri Yamamoto - Fortaleza/CE
Um garoto numa eterna busca: a procura de sua identidade, de forças para ser quem é, de alguém para apoiá-lo. Dúvidas e certezas, dois opostos tão naturais nessa idade.

sábado, 15 de outubro de 2011

Sessão de "A falta que me faz"













Foi realizada dia 08 de outubro a sessão de "A falta que me faz", da diretora Marília Rocha, filme premiado e exibido em vários festivais no Brasil e no exterior.
O público inicial de 25 espectadores, que infelizmente, no transcorrer da exibição foram se retirando, demonstrando que parcela da sociedade ainda não está disposta a contemplar gêneros fora da massificação televisa. Mas a luta continua, pois adquirir cultura cinematográfica não prejudica o intelecto de ninguém, penso que seja um trabalho de médio prazo que terá continuidade, oferta de cinema qualitativa disponível em Aripuanã.
Mas aqui agradecemos a presença, até ao final da exibição dos cinéfilos; Ícaro Apolinário (responsável pelos registros fotográficos), Bruna Batisti e Márcia Costa, que também colaboraram com um breve debate sobre a obra exibida. É necessário salientar que a exibição de "A falta que me faz' é parte de uma ação alternativa de fomento ao cinema brasileiro, além do cine Navegantes, outras centenas de cineclubes participaram, por todo o Brasil, da exibição coletiva da obra, portanto é preciso que se entenda que se trata de um compromisso cineclubista que foi cumprido.
Grato.
Cássio Marcelo de Oliveira Alves.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Sessão para a escola Jari.





Foi realizada dia 11 de outubro, véspera do dia das crianças, uma sessão cineclubista especial aos docentes e discentes da escola Professor Jari Edgar Zambiasi, tanto nos períodos matutino e vespertino, contando com um público superior a 400 espectadores, um sucesso, mérito principalmente, da recente produção cinematográfica de curtas metragens no Brasil.
foram exibidos: "Calango Lengo - morte e vida sem ver água", "Josué e o pé de macaxeira", "Josemildo", "Na pista do apito" e "O imaginante quarto da vovó". As crianças e jovens estão começando a entender que a produção fílmica no formato de curta metragem é muito rica no país e que possuem qualidade técnica, roteirística e profissional, ótima oportunidade para quebrar preconceitos contra o cinema nacional e nossa variada cultura.

Sobre o projeto de cinema e a desinformação de alguns poucos.


Por Cássio Marcelo de Oliveira Alves.

Em homenagem a todos os incautos que esbravejam lastimáveis inconsequências sobre a iniciativa cineclubista em Aripuanã, reproduzo acima um quadrinho do Adão Iturrusgarai que foi publicado no caderno “Ilustrada”, E8, da Folha de S. Paulo em 08/09/2011. Mas anteriormente que desfrutem do cartum, é necessário, mais uma vez, explicar sobre o projeto de cinema.

O Cineclube Navegantes – Tem Brasil se trata de um projeto voltado ao segmento audiovisual que possui por principal objetivo mostrar ao público local que existem amplas formas de se fazer e gostar do cinema, por conta disso, procuramos exibir uma variedade fílmica abrangendo diversos gêneros, formatos, temas, épocas da cinematografia nacional e mundial.

É preciso compreender que o cineclube é um projeto cultural, educativo, inteligente e também de entretenimento, enfatizando obras famosas e não tão conhecidas do grande público, por isso, recebeu mais de 100 programas (DVDs) do Ministério da Cultura através do Cine Mais Cultura e da Programadora Brasil contendo uma excepcional quantidade de filmes que estão disponíveis em sessões gratuitas todos os sábados às 20h no CECD (Centro de Educação Continuada Dardanelos), esse projeto visa proporcionar à população aripuanense uma oportunidade única de conhecimento sobre a Sétima Arte, com um nível de exibição qualitativa que encontramos somente em cidades de médio e grande porte. Portanto, àqueles (as) que comentam injúrias advindas de pura má fé, desinformação ou mesmo imperícia mental vomitadas de suas cloacas laríngeas, além de comentarem bobagens do tipo “lá só passa filme chato” (sic), precisam compreender que os filmes exibidos são de extrema qualidade roteirística/técnica e intelectual, neste quesito, todos (as) que participam do projeto com mais assiduidade estão ganhando uma “bagagem” cinéfila disponível somente nos grandes centros. Lembrando que os cinéfilos de Aripuanã que já sacaram qual é a do projeto, no começo do ano que vem, receberão um certificado de hora atividade mediante a participação mínima de 20h. E para os (as) que insistem em tecer palavras ignóbeis, esdrúxulas, sugiro que vá ao cine com a mente mais aberta, desarmados (as), livres de preconceitos, dispostos (as) a aprender sobre o cinema, (adquirir cultura cinematográfica não faz mal a ninguém) ou então, percebam que tais comentários covardemente anônimos não passam de pura estupidez vociferada por pessoas fracas em seus pseudos argumentos, sem o mínimo de interesse pela amplitude das culturas brasileira e planetária que são mostradas nas sessões cineclubistas, a vocês dedico o quadrinho.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Sessão especial em comemoração ao dia das crianças.






Neste sábado, 15 de outubro em homenagem ao dia das crianças o Cineclube Navegantes – Tem Brasil vai apresentar uma sessão especial com a exibição de variados curtas metragens da recente produção cinematográfica nacional, são filmes que agradam a crianças de todas as idades, inclusive aos adultos.

Serão exibidos: “O imaginante quarto da vovó” (SP, 2009, fic, 16min, Dir. Marcela Arantes), “A garrafa do diabo” (SP, 2009, fic, 15min. Dir. Fernando Coimbra), “Reisado Miudim” (CE, 2008, fic, 13 min. Dir. Petrus Cariri), “Calango Lengo – Morte e vida sem ver água” (RJ, 2008, ani, 11 min, Dir. Fernando Miller) e “A princesa e o violinista” (RS, 2008, ani, 10min, Dir. Guto Bozzetti). Todos os filmes a serem apresentados acabam de ser entregues pela ação do Cine Mais Cultura, o Cineclube Navegantes recebeu outro lote de 36 programas (DVD’s) com mais de 100 filmes entre curtas, médias e longas metragens, um acervo audiovisual que faz com que Aripuanã possua um projeto único e riquíssimo voltado ao cinema de qualidade. A sessão especial deste sábado será LIVRE para todas as idades e vai ocorrer no Centro de Educação Continuada Dardanelos (CECD), pontualmente às 20H, lembrando que a partir das 19H40 já são exibidos materiais audiovisuais e que o projeto cineclubista é gratuito.

O Cine Navegantes conta com os apoios da Prefeitura de Aripuanã através das secretarias de Educação e Cultura, Turismo e Lazer, energética Águas da Pedra, site Top News e rádio Navegantes FM.

Cássio Marcelo de Oliveira Alves.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

A falta que me faz

Neste sábado, 08 de outubro o Cineclube Navegantes – Tem Brasil vai realizar a exibição do documentário “A falta que me faz” (Dir. Marília Rocha, BRA, 2009, 85min.), doc recebido pela ação de distribuição a todos os cineclubes contemplados pelo Cine Mais Cultura. “A falta que me faz” recebeu o Prêmio do Júri de Melhor Filme Latino-Americano no 5º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, Prêmio Especial do Júri no 14º Forumdoc – Festival do Filme Documentário e Etnográfico – Fórum de Antropologia, Cinema e Vídeo.

Sinopse.

“Durante um inverno, rodeadas pela Serra do Espinhaço, um grupo de meninas vive o fim da juventude. Um romantismo impossível deixa marcas em seus corpos e na paisagem a seu redor. Em meio a conversas, obrigações e prazeres cotidianos, cada uma delas encontra uma maneira particular de contornar a solidão e enfrentar as incertezas de um futuro próximo.”

A sessão de “A falta que me faz” vai ocorrer no Centro de Educação Continuada Dardanelos (CECD) pontualmente às 20H, a entrada é gratuita e livre para todas as idades.

O projeto cineclubista possui os apoios da Prefeitura de Aripuanã através das secretarias de Educação e Cultura, Turismo e Lazer, Energética Águas da Pedra, site Top News e rádio Navegantes FM.